Anuncios

País Basco: Cem mil pessoas manifestam-se “pela paz e o acordo” em Bilbau

4

A sociedade basca deu neste sábado uma impressionante imagem de luta em defesa da Paz, com a participação de mais de cem mil pessoas, segundo a polícia. A manifestação foi silenciosa e decorreu sob o lema “Giza Eskubideak Konponbidea, Bakea” (“Direitos Humanos, Acordo e Paz”) e foi convocada pelos partidos PNV, Sortu, Aralar, EA, Alternatiba, pelas centrais sindicais ELA e LAB e teve a adesão do partido navarro Geora Bai.

A manifestação tinha sido convocada inicialmente pela iniciativa Tantaz tanta (Gota a gota)

para protestar contra a dispersão dos presos da ETA. Partido Popular, PSOE e a associação das vítimas da ETA opuseram-se, argumentando que se tratava de uma ação ligada à ETA. O juiz Eloy Velasco da Audiencia Nacional proibiu a sua realização. Porém, O PNV (partido nacionalista basco) e a coligação Sortu convocaram a manifestação deste sábado – a Audiencia Nacional autorizou, PP e PSOE criticaram o PNV por “estar a dar cobertura à “esquerda abertzale”.

A primeira fila da manifestação foi composta por 2 membros de cada um dos movimentos que a convocaram, seguida pelos seus principais dirigentes e deputados. Também participaram na manifestação a presidenta do Parlamento basco, o presidente da câmara de San Sebastián e a senadora Esther Capella, da ERC da Catalunha.

O protesto foi silencioso, por decisão conjunta, mas a manifestação percorreu as ruas no meio de aplausos lentos. E, desde o princípio, grupos de pessoas gritaram «presoak kalera, amnistia osoa» (presos para a rua, amnistia geral) ou «presoak etxera» (presos para casa).

O porta-voz do PNV no parlamento basco, Joseba Egibar, declarou à comunicação social, no início da manifestação, que o seu partido trabalha para “consolidar definitivamente um cenário de paz e de convivência em Euskadi”.

Na parte final da manifestação seguia um grande cartaz com a palavra «Askatasuna» (Liberdade).

esquerda,net

Anuncios
About el comunista (67500 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: