ÚLTIMA HORA:

Debate sobre a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos

A URAP promove uma mesa redonda sobre a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (CNSPP), amanhã no Museu do Aljube.

A iniciativa vai contar com a participação de Frei Bento Domingues, Levy Baptista e Manuela Bernardino, todos eles membros da organização criada em 1969.

A CSNPP assumiu a difícil tarefa, nas condições de repressão impostas pelo regime fascista, de apoio às famílias dos presos políticos e de denúncia das arbitrariedades, das medidas repressivas e dos crimes de que eram alvo pelo regime.

Apesar da intensa repressão e perseguição de que foi alvo, conseguiu sobreviver até ao 25 de Abril de 1974, também fruto da integração de personalidades de vários sectores democráticos e anti-fascistas.

A CNSPP denunciava a «grave situação em que se encontram todos os que são perseguidos por delito de natureza política, ao lutarem por aquilo que generosamente crêem ser o progresso e o bem da comunidade em que se integram», numa carta enviada ao presidente do Conselho em Março de 1971. Na sua actividade, teve um papel destacado no desmascarar práticas como as «medidas de segurança», que permitiam manter os presos políticos encarcerados para lá do término da sua pena.

A sessão, que tem início às 16 horas, conta com a moderação da jornalista Ana Aranha

http://www.abrilabril.pt

Categorías

Acerca de el comunista (50433 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: