Anuncios
ÚLTIMA HORA:

PCP reafirma a solidariedade com a Revolução Bolivariana e exige o fim das ameaças e ingerências externas contra a Venezuela

NOTA DO GABINETE DE IMPRENSA DO PCP.

O PCP reafirma a solidariedade com a Revolução Bolivariana e o povo venezuelano, juntando a sua voz à denúncia da criminosa campanha de ingerência e de desestabilização do imperialismo e das forças da reacção interna contra a soberania e independência da República Bolivariana da Venezuela.

Confirmando os perigos da presente escalada de ingerência, constituem motivo de especial condenação as ameaças de intervenção militar do Comando Sul norte-americano, a manutenção pela Administração dos EUA da inaceitável ordem executiva de 2015 que considera a Venezuela uma «ameaça incomum e extraordinária» para a «segurança nacional e a política externa dos Estados Unidos», assim como a ampliação da política de sanções dos EUA, nomeadamente, no plano financeiro, contra a Venezuela. Do mesmo modo merece a mais firme condenação a acção de ingerência da OEA e do seu secretário-geral, Luis Almagro, procurando promover a ingerência externa contra a Venezuela.

A intensificação da operação de desestabilização contra os direitos do povo venezuelano e as conquistas do processo revolucionário bolivariano são parte da ofensiva dos EUA e das oligarquias contra os importantes avanços democráticos e de afirmação soberana na América Latina e Caraíbas, com vista a perpetuar a sua hegemonia e política neoliberal.

Associando-se à Acção Mundial de Solidariedade com a Venezuela de 19 de Abril, o PCP sublinha o significado do percurso soberano e emancipador bolivariano e as suas realizações democráticas, no decurso de 18 anos de luta permanente e intensas jornadas de mobilização popular, em que foram determinantes a unidade e convergência das forças patrióticas, progressistas e revolucionárias e a união cívico-militar. Um caminho de luta e construção de um futuro melhor, de justiça e progresso social e paz, que assume enorme significado para a luta dos trabalhadores e dos povos, na América Latina e Caraíbas e em todo o mundo.

Sublinhando a necessidade de continuar a desmascarar a operação de desestabilização golpista e a campanha desinformativa que a acompanha, reafirmando o direito do povo Venezuelano a decidir soberanamente e em Paz o seu destino, o PCP expressa a sua solidariedade ao povo venezuelano, ao Governo constitucional do Presidente Nicolás Maduro, ao PCV, ao PSUV e demais forças patrióticas, progressistas e revolucionárias na sua luta em defesa da Revolução Bolivariana.

Cientes das ameaças e complexos desafios enfrentados pelo processo bolivariano na Venezuela, num quadro em grande medida pautado pela situação de guerra económica e os efeitos da crise estrutural do capitalismo, e confiando na resistência e luta dos trabalhadores e do povo venezuelano para impedir a consumação dos perigosos e retrógrados objectivos da operação de desestabilização golpista, o PCP apela à solidariedade em defesa da Venezuelana Bolivariana, pela liberdade, soberania e emancipação social, a paz e cooperação entre os povos.

 

Anuncios

Categorías

Acerca de el comunista (62436 Artículos)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: