Anuncios
ÚLTIMA HORA:

Documentário de Susana Sousa Dias distinguido na DocumentaMadrid

«Luz Obscura» recebeu a Menção Especial do Júri do festival de cinema espanhol.

Luz Obscura, novo documentário de Susana Sousa Dias, feito a partir dos arquivos da PIDE, foi distinguido com a Menção Especial do Júri da Competição Internacional de Longas-Metragens da DocumentaMadrid, festival de cinema documental da capital espanhola.

No filme de Susana Sousa Dias, o júri destacou «o uso de uma proposta estética e narrativa própria com um desenho sonoro muito cuidado», promovendo «uma reflexão que transcende e convida a atingir o “poço escuro” da memória», de acordo com a decisão anunciada na noite de sábado, em Madrid.

Luz Obscura, de Susana Sousa Dias, insere-se no trabalho de «arqueologia» que a realizadora tem vindo a fazer sobre o regime fascista português – e os arquivos da polícia política, em particular – que está também na base de 48, de 2010, e de Natureza morta, de 2005, no qual revisita actualidades da época, reportagens de guerra, documentários de propaganda, além fotografias de prisioneiros políticos.

Processo-crime 141/53 – Enfermeiras no Estado Novo, de 2000, o documentário de estreia de Susana Sousa Dias como realizadora, aborda a situação de enfermeiras presas durante a ditadura, em Caxias, por se terem oposto à proibição de trabalharem nos hospitais civis, por serem casadas ou viúvas, com filhos.

No mais recente documentário, Luz Obscura, Susana Sousa Dias prendeu-se às fotografias de cadastro de presos políticos, em que estes aparecem acompanhados dos seus filhos, centrando-se em particular na família do militante comunista Octávio Pato (1925-1999) – o mais novo dos três irmãos nasceu na clandestinidade e aparece ao colo da mãe, na fotografia da PIDE.

«Ouvimos testemunhos de familiares de comunistas assassinados, explicando como se viram arrastados para processos de humilhação – crianças tratadas como prisioneiros, sendo que muitas delas nunca mais viram os pais», destaca a realizadora na sinopse do documentário, que teve estreia nacional na sexta-feira, no âmbito do festival IndieLisboa.

O DocumentaMadrid – Festival Internacional de Documentário decorreu, desde o passado dia 4, na Cineteca de Madrid.

abrilabril

Anuncios

Categorías

Acerca de el comunista (68317 Artículos)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: