Bolseiros da Universidade de Coimbra em protesto contra a precariedade
ABIC convocou concentração para amanhã, terça-feira, junto à reitoria.
A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) marcou para terça-feira, dia 11, uma concentração em Coimbra em protesto contra a intenção da instituição de manter situações de precariedade.
A acção está convocada para as 12h30, junto à reitoria da Universidade de Coimbra (UC). Em comunicado à imprensa, a ABIC afirma que a concentração surge «no seguimento de diversos contactos e reuniões» em que ficou claro «que a intenção da UC passa por adiar e condicionar» a aplicação de uma alteração legislativa que visa a abertura de concursos para a contratação de investigadores.
Em causa está a norma transitória do decreto-lei do Emprego Científico, alterado em Agosto do ano passado, que prevê a vinculação dos «bolseiros doutorados (com doutoramento há mais de três anos) abrindo concursos para a contratação de investigadores», no prazo de um ano. De acordo com a ABIC, a UC «até hoje não abriu, nem tem data para abrir, qualquer concurso neste enquadramento».
A associação acusa a reitoria da UC de recusar «a abertura de uma fase excepcional de recrutamento, mantendo a precariedade, em vez de garantir mais recursos humanos e estabilizar as equipas de investigação que existem na instituição». Os bolseiros e os investigadores «continuam a viver fundamentalmente de bolsas e de prestações de serviço», refere a ABIC.
Responder