Anuncios
ÚLTIMA HORA:

Reitoria da UC quer perpetuar a precariedade

Bolseiros realizaram hoje um protesto.

Bolseiros da Universidade de Coimbra (UC) realizaram hoje um protesto junto à reitoria contra a intenção da instituição em manter situações de precariedade e reivindicando «contratos já e para todos!».

A iniciativa foi promovida pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC). João Ferreira, vice-presidente da associação, afirmou hoje à imprensa que, nas diversas interacções que a associação teve com a reitoria, foi notório «que não havia grande vontade» em aplicar uma alteração legislativa que visa a abertura de concursos para a contratação de investigadores, acrescentando «que havia até um sentimento negativo em relação a ela».

O dirigente da associação sublinhou que o reitor ficou «altamente preocupado com o facto de esta lei prever que as pessoas fiquem com um contrato de trabalho que pode ser a longo termo», acrescentando que os bolseiros recusam esta posição. «O reitor devia ser o primeiro a estar empenhado em aplicar a lei», quando, «ainda por cima, a Fundação para a Ciência e Tecnologia disponibiliza fundos para que a lei seja aplicada e paga os primeiros anos de contrato», sublinhou.

João Ferreira lembrou ainda que há bolseiros que andam há mais de uma dezena de anos na UC, que «dedicaram vida a isto, que se querem manter cá do ponto de vista profissional, mas que não lhes são dadas as condições para ter essa estabilidade». Acrescentou que estes profissionais exigem que a UC avance com os contratos até 31 de Dezembro deste ano, caso contrário não estaria a cumprir a lei.

Em causa está, explica um comunicado da ABIC, a norma transitória do decreto-lei do Emprego Científico, alterado em Agosto do ano passado, que prevê a vinculação dos «bolseiros doutorados (com doutoramento há mais de três anos) abrindo concursos para a contratação de investigadores», no prazo de um ano.

abrilabril

Anuncios

Categorías

Acerca de el comunista (68267 Artículos)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: