Anuncios
ÚLTIMA HORA:

Perseguição: MP desarquiva inquérito de 2013 para acusar Lula

A perseguição política contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (9). A Procuradoria-Geral da República no Distrito Federal e a Polícia Federal decidiram reabrir uma investigação de 2013 que havia sido arquivada por falta de provas.

As acusações desarquivadas foram feitas por Marcos Valério e foram investigadas por três anos, mas os ministérios públicos de Portugal e do Brasil pediram o arquivamento por total falta de provas.

“Não há nada, portanto, que justifique a reabertura dessa investigação agora”, diz o ex-presidente Lula por meio de nota da assessoria.

Na época, mais de 30 pessoas foram ouvidas, inclusive em Portugal, mas nada foi suficiente para sustentar a abertura de um inquérito. Por isso, em 2015, a PF entendeu que não havia indícios que comprovassem a irregularidade e arquivou e o procurador Frederido Paiva, da Procuradoria do Distrito Federal, concordou com o arquivamento e enviou o caso à Justiça Federal.

Coincidentemente, no ano passado, o juiz do caso discordou do arquivamento pedido pelo MP e encaminhou para a chamada Câmara de Combate à Corrupção da Procuradoria Geral da República, que entendeu que a investigação deveria ser reaberta.

Por isso, a Procuradoria da República do DF recebeu novamente a investigação e determinou sorteio de um novo procurador para ficar à frente do caso. O sorteado foi Ivan Marx.

Outra coincidência foi o fato do desarquivamento acontecer no mesmo dia em que o MP arquivou as investigações contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dos mais citados em delações da Lava Jato, por acusações que o envolvem em um suposto esquema de Furnas, estatal do setor elétrico em Minas Gerais.

Durante evento na cidade de Franco da Rocha, em São Paulo, nesta quarta-feira (8), o ex-presidente Lula disse: “Se levar café da manhã, almoço e janta para a boca de milhões de brasileiros foi um crime, então quero ser punido por ele”.

“O problema desse país não é o Lula, são os milhões de Lulas que aprenderam a ter consciência. Eu sou o resultado do crescimento da consciência política do povo brasileiro”, completou.

Eleições

Diversas lideranças e analistas políticos apontam que a perseguição contra Lula é para afastar a possibilidade de que seja candidato a presidente me 2018. “Se eu não for candidato, eles podem saber que serei cabo eleitoral”, declarou Lula.

Do Portal Vermelho

Anuncios

Categorías

Acerca de el comunista (66023 Artículos)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: