Anuncios
ÚLTIMA HORA:

Actualização extraordinária das pensões começou a ser paga

O aumento extraordinário das pensões de reforma começa a ser pago, esta quinta-feira, aos pensionistas com pensões inferiores a 631,98 euros. O aumento será de dez euros para aqueles cujas pensões não foram actualizadas entre 2011 e 2015.

Pensionistas, reformados e idosos viram os seus rendimentos significativamente reduzidos, nas últimas décadas, mercê de políticas de ataque às funções sociais do Estado. O empobrecimento desta camada populacional aumentou de forma acentuada durante o último governo do PSD e do CDS-PP, com a política implementada de cortes nas pensões e congelamentos nas actualizações das reformas.

Após a derrota do PSD e do CDS nas últimas eleições legislativas, foi possível inverter esta tendência de esbulho dos rendimentos dos reformados e pensionistas, e o Orçamento do Estado (OE) de 2016 já contemplou o descongelamento do mecanismo de actualização anual das reformas.

Esse descongelamento, defendido pelo Governo e pelo BE, foi considerado pelo PCP uma condição necessária mas insuficiente para garantir a reposição dos rendimentos roubados aos pensionistas entre 2011 e 2015, pelo que os comunistas se bateram, no âmbito dos debates orçamentais, pelo aumento extraordinário das pensões, agora efectivado.

No entanto, o aumento extraordinário fica aquém da proposta apresentada pelo PCP, que era de 10 euros para todas as pensões (não por pensionista), a partir de 1 de Janeiro (não de Agosto).

Actualização extraordinária a partir de hoje

Os pensionistas que recebem hoje as pensões com o valor actualizado são os do regime geral da Segurança Social e que recebem por transferência bancária. Já os pensionistas que recebem a pensão por vale postal e os da Caixa Geral de Aposentações só receberão as pensões com o respectivo aumento no dia 18 de Agosto.

O Governo estima que sejam abrangidas pela actualização extraordinária das pensões cerca de 2 milhões de pessoas. No entanto, esta actualização tem valores diferentes consoante as pensões tenham sofrido, ou não, aumentos entre 2011 e 2015.

O aumento de dez euros mensais aplica-se aos pensionistas cuja pensão esteve congelada nesse período de quatro anos. Os que viram a pensão actualizada entre 2011 e 2015 terão um aumento de seis euros mensais relativamente àquilo que auferiam em Dezembro do ano passado.

O decreto que regulamentou a actualização extraordinária das pensões mais baixas – medida incluída no Orçamento do Estado para 2017 – foi aprovado em Conselho de Ministros a 29 de Junho e promulgado pelo Presidente da República a 11 de Julho último.

De acordo com o documento, são abrangidos pela actualização «os pensionistas de invalidez, velhice e sobrevivência do sistema de Segurança Social e os pensionistas por aposentação, reforma e sobrevivência do regime de protecção social convergente cujo montante global das pensões em Julho de 2017 seja igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais, ou seja, 631,98 euros», indica a agência Lusa.

Anuncios

Categorías

Acerca de el comunista (65810 Artículos)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: