Anuncios

Dívida pública continua a subir

Despesa com juros ultrapassou os 5 mil milhões no primeiro semestre do ano.

A dívida pública portuguesa atingiu o nível mais elevado, em termos absolutos, em Junho – quase 250 mil milhões de euros. A despesa com juros também subiu ligeiramente, ultrapassando os 5 mil milhões de euros no primeiro semestre.

Apesar de o peso da dívida em percentagem do produto interno bruto (PIB) ter sido superior em Setembro de 2016 (133,1%, mais sete décimas que em Junho deste ano), o valor absoluto chegou aos 249 mil milhões de euros, de acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, divulgado hoje.

O crescimento da dívida só não assume um peso maior porque a economia tem crescido a um ritmo superior (2,8% nos dois primeiros trimestres deste ano).

De acordo com o último relatório de execução orçamental, divulgado pela Direcção-Geral do Orçamento no final do mês passado, os juros pagos pelo Estado nos primeiros seis meses do ano também subiram. No total, o serviço da dívida custou mais de 5 mil milhões de euros, mais 130 milhões que no mesmo período do ano passado.

abrilabril

Anuncios
About el comunista (61620 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: