Anuncios

CESP anuncia jornada de luta nas empresas de distribuição

Os trabalhadores dos armazéns de logística da Jerónimo Martins e da Sonae vão fazer greve no dia 28 deste mês, exigindo aumentos de salário, o fim das discriminações salariais e a correcção da carreira profissional dos operadores de armazém.

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN) anunciou que os trabalhadores que laboram nos armazéns e centros de distribuição da Jerónimo Martins e da Sonae vão realizar uma greve de 24 horas no dia 28 de Setembro, estando ainda prevista uma concentração em Lisboa, frente à sede do Pingo Doce – que preside à associação patronal do sector (APED).

No pré-aviso de greve, o CESP afirma que um dos objectivos da jornada de luta é a «revisão do Contrato Colectivo de Trabalho para as empresas de distribuição».

Exige, além disso, «o aumento dos salários e o fim da tabela B». A este propósito, em meados de Agosto o sindicato denunciava o facto de, ao fim de vários meses de negociação, não existirem propostas de aumento dos salários dos trabalhadores, apesar de os lucros das empresas ascenderem «a muitos milhões de euros».

Denunciava (e denuncia), de igual modo, o facto de a APED e as empresas de distribuição se recusarem a eliminar a tabela B, a mais baixa e que discrimina todos os trabalhadores fora dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal, levando a que os salários de operadores especializados sejam até 40 euros mais baixos por mês nos demais distritos – 585 euros.

Outra exigência do sindicato diz respeito à valorização e completa correcção da carreira profissional dos operadores de armazém, com a sua promoção automática até ao nível de operador especializado, equiparada à dos operadores de loja.

abrilabril

Anuncios
About el comunista (60338 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: