Anuncios
ÚLTIMA HORA:

A luta vai até ao voto na Autoeuropa

Eleições para a comissão de trabalhadores decorrem amanhã.

Os trabalhadores da Autoeuropa, em Palmela, votam esta terça-feira para eleger os seus representantes, que terão que enfrentar a intenção da administração de desregular os horários de trabalho.

As eleições para a comissão de trabalhadores da Autoeuropa estão agendadas para amanhã, a que se apresentam seis listas, após o chumbo pelos trabalhadores do acordo sobre o trabalho ao sábado.

Os membros da lista maioritária da comissão cessante demitiram-se depois de 75% dos trabalhadores da unidade da Volkswagen em Palmela rejeitarem o acordo em referendo e cumprirem um dia de greve contra a desregulação dos horários, que paralisou a produção por completo, a 30 de Agosto.

Uma das listas é encabeçada pelo coordenador demissionário, Fernando Sequeira, que substituiu o dirigente do BE António Chora – reformado após ver um pré-acordo que negociou com a empresarejeitado pela maioria dos trabalhadores –, e procura manter a posição maioritária na comissão de trabalhadores, com quem a administração da empresa estabeleceu um canal de negociação privilegiado.

A atitude da Autoeuropa insere-se na estratégia explicitada por António Damasceno Monteiro, num artigo na Análise Social, em 2000, em que justifica o diálogo com a comissão de trabalhadores por esta não poder convocar greves – competência reservada aos sindicatos –, e por permitir influenciar as escolhas e controlar o processo negocial, ficando a administração com a faca e o queijo na mão.

Por outro lado concorre a lista C, integrada por trabalhadores que se destacaram na luta contra a desregulação dos horários de trabalho, como já aconteceu com a intenção de impor o banco de horas na empresa.

Concorrem ainda outras quatro listas, o que torna estas eleições as mais concorridas para o órgão representativo dos trabalhadores.

abrilabril

Anuncios

Categorías

Acerca de el comunista (68590 Artículos)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: