Anuncios

Cuba: 8 milhões de eleitores participam das eleições neste domingo

Mais de oito milhões de cubanos participam, neste domingo (26), das eleições dos delegados às assembleias municipais do Poder Popular.

Durante a semana, integrantes da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) nos diferentes territórios centraram-se em corrigir as deficiências detectadas durante a prova geral realizada no passado domingo 19.

Essa jornada foram verificados a abertura dos colégios, suas condições e a presença das autoridades em seus postos, a transmissão de dados, o escrutínio, as comunicações e a garantia.

Segundo a presidenta da CEN, Alina Balseiro, também se somaram às ações os supervisores, colaboradores, pessoal de apoio, grupos de computou e organizações de massa que desde os bairros colaborarão com a mobilização.

Como parte dos preparativos, as autoridades eleitorais desenvolveram um amplo programa de capacitação e verificaram as listas de eleitores.

Para as eleições deste domingo a total de candidatos é superior a 27 mil, escolhidos em assembleias de nominação nos bairros e comunidades.

O grupo etário mais representado é o de 41 a 50 anos, ainda que há pessoas de todas as idades, disse a presidenta da CEN.

Balseiro agregou que nesta oportunidade há um incremento de integrantes do setor não estatal da economia, em comparação com o processo eleitoral anterior.

Por outra parte, uns cinco mil jovens estão nominados e as mulheres constituem mais do 35 por cento do total.

O segundo turno das eleições será em 3 de dezembro naquelas circunscrições nas que nenhum dos aspirantes obtenha mais do 50 por cento dos votos válidos emitidos.

 

Portal Vermelho

Anuncios

Categorías

About el comunista (92918 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: