Anuncios
ÚLTIMA HORA:

Maiores lucros da década no BPI em ano de despedimentos

119 trabalhadores abandonaram a instituição financeira na primeira metade de 2017.

Os catalães do Caixabank embolsaram 191 milhões de euros com a operação do BPI em Portugal. O banco fala em «lucro líquido recorde» da última década em 2017, com uma subida de 33 milhões face ao ano anterior.

Estes resultados foram obtidos num ano em que o BPI gastou cerca de 78 milhões de euros com o «programa de saídas voluntárias». De acordo com o comunicado emitido ontem ao final do dia, o processo de reestruturação vai permitir «poupanças» de 122 milhões de euros. Só na primeira metade do ano de 2017, o BPI fez sair 119 trabalhadores dos seus quadros.

O lucro consolidado do grupo foi de 10,2 milhões de euros no ano passado, uma redução significativa que é largamente explicada pela venda da posição de controlo sobre o banco angolano BFA, que representava uma larga fatia dos lucros do BPI. Sem o efeito da venda do BFA, os lucros do grupo teriam subido de 105,9 milhões de euros, em 2016, para 222,2 milhões no ano passado – um crescimento de 110%.

Recorde-se que o BPI foi alvo de uma oferta pública de aquisição pelo Caixabank, cuja participação no capital passou de 45% para perto de 85%, tomando o controlo da instituição bancária. O preço pago foi de 664,5 milhões de euros, cerca de um terço do valor que o anterior governo injectou no banco – 1,5 mil milhões de euros –, provenientes do empréstimo da troika e que o BPI acabou de pagar em meados de 2014.

 

abrilabril

Anuncios

Categorías

Acerca de el comunista (75292 Artículos)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: