Anuncios

Imprensa internacional repercute pedido de prisão de Lula

O mandado de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva expedido no final da tarde desta quinta-feira (05) pelo juiz federal Sérgio Moro já repercute na imprensa internacional.

The New York Times

O principal jornal norte-americano, o The New York Times traz reportagem que afirma que a ordem de prisão representa “um grande golpe ao líder que estava tentando montar um retorno político antes das eleições de outubro”. Segundo o jornal, decisão de prender Lula é “explosiva”.

The Guardian

Com a manchete “Brasileiros ainda têm muito carinho por Lula, apesar da condenação por corrupção”, o jornal britânico The Guardian falou do populismo do ex-presidente e o impacto da era Lula sobre na economia brasileira.

Washington Post

O norte-americano Washington Post disse que a prisão do ex-presidente Lula “empurra o Brasil para um caos político às vésperas de uma eleição presidencial”.

Le Monde

A manchete da versão online do francês Le Monde seguiu a linha factual e destacou que Lula, “ícone da esquerda brasileira”, tem até as 17h desta sexta-feira (06) para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba. O jornal também ressaltou que Moro proibiu o emprego de algemas em “qualquer hipótese”.

El País

O jornal espanhol El País também traz em destaque a ordem de prisão contra Lula e afirma que Moro não esperou esgotar os prazos legais para expedir o mandado. “Não se passaram nem 24 horas desde que o Supremo Tribunal Federal decidiu, na madrugada desta quinta-feira, negar o último recurso de Lula, condenado a 12 anos por corrupção, quando Moro expediu decisão fulminante para decretar sua prisão”, diz o texto.

Corriere della Sera

No italiano “Corriere della Sera”, a notícia diz que a política brasileira está “em pedaços, entre reviravoltas e acusações de golpe”. O texto afirma também que, mesmo com a decisão do STF, “tudo ainda pode acontecer, porque a justiça tem uma tradição consolidada de reviravoltas, como o caso não resolvido de Cesare Battisti tem ensinado há dez anos”.

América Latina

A iminente prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também repercutiu na imprensa da América Latina.

La Nación

O jornal argentino La Nación cita a “tensão no Brasil”, com o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para que Lula se entregue até as 17h desta sexta-feira (06).

Clarín

O jornal Clarín reproduziu a reação da ex-presidente argentina Cristina Kirchner (2007-2015), que também está sendo investigada por corrupção. Ela criticou, pelo Twitter, a Justiça brasileira e assegurou que “Lula vai ganhar as próximas eleições presidenciais”.

El País Uruguai

A decisão de Moro também foi manchete em jornais do Paraguai, do Peru, do Chile e do Uruguai. O El País do Uruguai também deu ênfase à “tensão política” no Brasil.

 

 

Do Portal Vermelho, com informações do Opera Mundi

Anuncios

Categorías

About el comunista (84613 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: