Anuncios

Sindicatos de professores convocam manifestação nacional

PORTUGAL.- A frente sindical dos professores anunciou esta segunda-feira a convocação de uma manifestação nacional para 19 de Maio, em Lisboa, face ao incumprimento do Governo da declaração de compromisso.

«Queremos que seja uma grande iniciativa», disse aos jornalistas o secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof/CGTP-IN), Mário Nogueira, acrescentando que quer um «Marquês de Pombal completamente cheio» às 15h desse dia.

O anúncio foi feito ontem ao fim do dia, numa conferência de imprensa que juntou as dez estruturas sindicais que assinaram, em Novembro passado, uma declaração de compromisso com o Ministério da Educação. Porém, os professores acusam o Governo de faltar à sua palavra e de intrasigência.

Em causa está a intenção do Governo de apagar cerca de 70% do tempo de serviço congelado, insistindo nos dois anos e dez meses, uma perda que, para os professores, é «inaceitável». Estes exigem a contagem dos mais de nove anos, de forma faseada, seguindo a resolução aprovada na Assembleia da República, que recomenda a contabilização de todo o tempo de serviço congelado nas carreiras da Administração Pública.

«Após uma greve de quatro dias, entre 13 e 16 de Março, os sindicatos decidiram dar mais uma oportunidade ao diálogo, mas sem sucesso: o Governo mantém-se intransigente na intenção de anular mais de 70% do tempo de serviço cumprido pelos docentes durante o período de congelamento», lê-se numa nota de imprensa emitida ontem pela Fenprof.

Face ao incumprimento da declaração, os sindicatos afirmam que «não resta outra alternativa aos professores e educadores senão a de endurecer a luta».

abrilabril

Anuncios

Categorías

About el comunista (84719 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: