Anuncios

«Sobibor» estreia em Lisboa

O Cinema São Jorge acolhe esta quinta-feira, pelas 20h30, a exibição do filme russo Sobibor, sobre a fuga de prisioneiros de um campo nazi de extermínio, na Polónia, em 1943.

Sobibor (ou Lenda de uma Fuga) baseia-se em factos reais, ocorridos há 75 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, na Polónia. Em Outubro de 1943, o oficial soviético Alexander Petcherski organizou, em três semanas, uma fuga de prisioneiros de várias nacionalidades do campo de extermínio nazi de Sobibor.

«Esta é considerada a única revolta bem sucedida num campo de morte. O campo de Sobibor foi depois encerrado e os seus vestígios foram destruídos», informa na sua página de Facebook a Associação Iúri Gagárin, responsável, juntamente com a Associação Chance +, pela organização da 2.ª Festa da Vitória e da Paz, em que a exibição do filme se insere.

O argumento do filme, da responsabilidade de Alexander Adabashian, baseia-se na obra de Iliá Vassiliev, Alexandr Petcherski: uma brecha para a imortalidade. A realização, inicialmente a cargo de Andrei Malukov, passou a ser também assumida por Konstantin Khabenski, um conhecido actor russo, que desempenha o papel de Petcherski.

No passado dia 23 de Abril, o filme foi exibido em ante-estreia em Varsóvia e em Rostov-sobre-o-Don, cidade russa onde Petcherski nasceu, em 1909, e morreu, em 1990. Passou a ser exibido no circuito comercial russo no dia 3 de Maio. A exibição em Lisboa integra-se no programa internacional de divulgação não comercial da obra.

De acordo com a Associação Iúri Gagárin, as filmagens foram feitas em cinco línguas – russo, polaco, alemão, holandês e hebraico –, mas a versão disponibilizada dia 10 na Sala Manoel de Oliveira, no Cinema São Jorge, será em russo, legendada em inglês.

Os interessados em assistir ao filme devem dirigir-se à bilheteira do Cinema São Jorge, explicando que vão da parte da Associação Gagárin.

abrilabril

Anuncios

Categorías

About el comunista (93001 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: