CESP denuncia práticas ilegais na Mello Saúde

PORTUGAL.- Sindicato diz ter tomado conhecimento de diversas práticas laborais ilegais dentro das unidades de saúde do grupo Mello, tais como turnos de 13 horas seguidas, discriminações salariais ou repressão.

A situação é denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN), em comunicado, no qual é apresentada uma extensa lista de práticas ilegais dentro do grupo Mello Saúde.

De acordo com o CESP, além de

não cumprir o contrato colectivo de trabalho para os trabalhadores da hospitalização privada em vigor, optando por não pagar o subsídiode turno previsto ou o valor estabelecido pelo trabalho em feriado, a empresa tem um banco de horas em funcionamento.

O sindicato refere ainda um conjunto de discriminações salariais entre trabalhadores com a mesma função e aumentos só para alguns, além da recusa da empresa em pagar o trabalho suplementar à maioria. São ainda relatadas  irregularidades na marcação de férias ou o desconto de horas no salário, inclusive por faltas justificadas.

O CESP acrescenta também que a Mello Saúde promove a desregulação de horários, com mais de sete horários diferentes e turnos de 13 horas seguidas, sem o descanso obrigatório. A empresa é acusada ainda de reprimir trabalhadores com alterações de horários, do posto de trabalho e até alterações nos salários.

A José Mello Saúde, ramo empresarial do aglomerado da família Mello dedicado a esta área, detém a rede de hospitais e clínicas privados da CUF, além de estar encarregue das Parceria Público-Privado nos hospitais de Vila Franca de Xira e de Braga.

Plenários realizados pela 1.ª vez

No documento, o CESP afirma que conseguiu realizar, de forma inédita, plenários de trabalhadores, tanto no call center como na CUF Descobertas e na de Belém, que contaram com a participação de cerca de 100 trabalhadores. «Uma grande demonstração do interesse dos trabalhadores para o esclarecimento dos seus direitos e para auscultação dos seus problemas», frisa o sindicato.

abrilabril

About ELCOMUNISTA.NET (86337 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com
A %d blogueros les gusta esto: