Anuncios

Costa promete avanços nas longas carreiras em 2019 que deviam ter chegado em Janeiro

O primeiro-ministro disse estar a negociar uma nova solução para as longas carreiras contributivas, em entrevista ao Expresso. No entanto, o Governo leva mais de oito meses de atraso nesta matéria.

António Costa disse que o Governo está «a trabalhar» para uma solução para as longas carreiras contributivas. Hoje, um trabalhador que se queira reformar com 40 anos de descontos e 60 anos de idade – uma reivindicação do PCP a que o BE se associou – é fortemente penalizado. Apenas os trabalhadores com 48 anos ou, se tiverem iniciado a carreira contributiva antes dos 15 anos de idade, 46 anos de descontos e mais de 60 anos de idade têm direito à reforma por inteiro.

No entanto, a segunda fase deste processo de retirada das fortíssimas penalizações a que estão sujeitos os trabalhadores com um longo registo de descontos já devia ter entrado em vigor em Janeiro, segundo as promessas deixadas pelo próprio Governo no ano passado.

O que o primeiro-ministro afirmou ao Expresso não é novidade nenhuma: o Governo ainda não alargou o direito à reforma por falta de vontade do PS, não por ausência de propostas do PCP e do BE, que, aliás, no caso dos comunistas, têm levado insistentemente a questão a vários debates quinzenais no Parlamento.

O grupo parlamentar do PS já tinha avisado que pretendia arrastar a concretização da segunda fase, que deveria contemplar quem aos 63 anos de idade tem 40 anos de descontos, para o Orçamento do Estado para 2019 – na prática, atrasando um ano a sua concretização.

Para o próximo ano, pelo calendário assumido pelo Governo do PS anteriormente, era suposto entrar em vigor a terceira fase, com um maior alargamento do acesso à pensão antecipada sem penalização para quem trabalhou toda a vida.

Este foi o único elemento da entrevista de António Costa ao Expresso revelada por antecipação pelo semanário, em vídeo, já que esta será publicada na sua próxima edição, amanhã.

abrilabril

Anuncios

Categorías

About el comunista (95457 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: