Anuncios

Greve com adesão de 100% fecha Minipreço de Oeiras

PORTUGAL.- Os trabalhadores da loja Minipreço de Paço de Arcos, em Oeiras, cumprem esta quinta-feira um dia de greve contra o «despedimento colectivo encapotado» decorrente da ​​transmissão de lojas a terceiros.

Em nota de imprensa, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN) afirma que a adesão à greve foi total, o que levou ao encerramento da loja da marca Dia.

Os trabalhadores do Minipreço contestam o que chamam de um «despedimento colectivo encapotado», feito pela empresa com um processo de transmissão de lojas a terceiros (terceirização/franquia de lojas), exigindo desta a manutenção dos postos de trabalho e o fim das acções repressivas para forçar rescinsões.

«A empresa continua a transmitir lojas, como é o caso desta loja de Paço de Arcos, pressionando os trabalhadores com transferências ou acordos de rescisão, provocando assim um despedimento colectivo encapotado que já destruiu centenas de postos de trabalho», afirma o CESP.

A Dia Portugal é acusada desde Maio de não estar a cumprir a lei, nem os direitos previstos à transmissão de estabelecimento, num processo de larga escala onde há trabalhadores a serem deslocados de posto de trabalho em distâncias superiores a 50 quilômetros, de forma a provocar rescisões.

De acordo com o sindicato, numa reunião no Ministério do Trabalho, foi exigido à Dia Portugal mais informações e a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores, mas não houve resposta sobre o futuro das lojas.

«Numa empresa que diz ter responsabilidade social vemos a cada dia mais atropelos e a constante violação aos direitos dos trabalhadores a ser praticada de forma impune», acrescenta o CESP.

abrilabril

Anuncios
About el comunista (58244 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: