Anuncios

Greve na Função Pública marcada para 26 de Outubro

PORTUGAL.- A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou esta terça-feira a convocação de uma greve nacional, com o intuito de garantir aumentos salariais em 2019 e a revalorização das carreiras.

A decisão foi tomada num plenário de dirigentes e activistas sindicais da Frente Comum, realizada num jardim junto à Assembleia da República, em Lisboa, com a participação do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.

«Marcámos esta greve porque não podemos aceitar que os trabalhadores da administração pública continuem com os salários congelados por mais um ano», afirmou a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, em declarações à Lusa, citadas pelo Público.

«Escolhemos esta data porque, tendo em conta que o Orçamento do Estado vai ser discutido na especialidade em Novembro, ainda existem condições para serem introduzidas alterações na proposta do Governo, de modo a dar resposta às reivindicações dos trabalhadores», acrescentou.

A Frente Comum, depois de várias reuniões com a secretária de Estado do Emprego e Administração Pública, continua à espera de uma contra-proposta escrita do Governo para o seu caderno reivindicativo.

Em nota, a estrutura sindical exige, entre as reivindicações, a valorização das carreiras e dos salários, nomeadamente com o descongelamento do aumento anual e a revisão das carreiras, em que também haja nesta um processo de descongelamento efectivo e não faseado.

Outras reivindicações passam pelo fim da precariedade e irregularidade verificadas em muitos casos do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), além do direito às 35 horas semanais para todos e a uma aposentação sem cortes.

A Frente Comum reivindica ainda o fim do processo de «descentralização», que afirma ter sido «cozinhado» entre PS e PSD e não ter sido «objecto de qualquer negociação com as estruturas sindicais». Esta considera que tal é um processo de «desresponsabilização do Estado face às suas funções sociais» com consequências graves.

abrilabril

Anuncios
About el comunista (67844 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: