Anuncios

Indexante de apoios sociais sobe para 435,76 euros

PORTUGAL.- A actualização, pelo terceiro ano consecutivo, das pensões e do indexante de apoios sociais (IAS), que sobe para 435,76 euros, foi publicada esta quinta-feira em Diário da República.

Na actual legislatura, este é o terceiro aumento das pensões, mas o primeiro com actualização integral a partir de 1 de Janeiro, em vez de Agosto. A medida foi uma das «marcas» do PCP no Orçamento do Estado deste ano.

Segundo o diploma, são actualizadas as pensões e outras prestações sociais atribuídas pelo sistema de Segurança Social, as pensões do regime de protecção social convergente atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) e as pensões por incapacidade permanente para o trabalho e por morte decorrentes de doença profissional.

O Diário da República publica ainda a portaria de actualização do IAS, que serve de referência em  múltiplas prestações sociais, como o abono de família e o subsídio de desemprego. O valor sobe 6,86 euros relativamente a 2018, situando-se nos 435,76 euros.

A actualização do indexante, que esteve congelado entre 2009 e 2016, tem em conta os dados do PIB e inflação média dos últimos 12 meses, sem a habitação.

abrilabril

Anuncios
About el comunista (23893 Articles)
Síguenos en Twitter @elcomunistanet Síguenos en Facebook grupo: el comunista prensa roja mundo hispano Nuestro e mail: elcomunistaprensa@yahoo.com

Deja un comentario

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.

A %d blogueros les gusta esto: